32.00€ por unidade
Os vinhos Cabeças do Reguengo são o presente perfeito ou um exclusivo para a sua mesa de Natal. Foram produzidas unicamente 1975 garrafas
"Uma Viticultura livre de químicos e um pouco sonhadora
É uma viticultura livre de químicos, integrada num projeto familiar de recuperação do sistema agrícola tradicional.
Decidimos não arrancar um único pé de vinha centenária e recuperá-la com mergulhias e retanchas integralmente iguais ao material existente.
Assim, recorremos à plantação do antigo porta enxerto Rupestris du Lot, mais tarde enxertado com a vara da videira antiga de modo a conseguirmos uma videira nova igual à existente. É caro, um tanto temerário e arriscado, mas só assim teremos a recuperação integral da vinha que faz os vinhos de que tanto gostamos.
Continuamos com muitas castas, todas misturadas, ainda qua haja talhões onde as tintas dominam e outros que são terreno de brancas. Variety is the spice of life."
João Afonso, Cabeças do Reguengo
Para conhecer mais sobre este projecto singular clique aqui
Vinha: Feito de múltiplas castas antigas existentes numa vinha muito velha situada na freguesia do Reguengo da Serra de S. Mamede. A exposição da vinha é nascente, a altitude de 598 metros. Solos de origem granítica antiga (Ordovícico).
A produção é muito pequena. Não conseguimos referir a dominância de nenhuma casta. São cerca de 14 castas diferentes de uma selecção massal feita até início do século XX.
Vinificação
As uvas sãs do Equinócio 2014 foram colhidas para caixas de 14 quilos. Na adega foram esmagadas e prensadas e o mosto decantou naturalmente durante 48 horas. A fermentação com leveduras naturais decorreu num tonel de 1.000 litros novo de carvalho até final de Agosto de 2016. Foi engarrafado sem colagem e com ligeira filtragem.
Análises: Acidez Total: 5.1 (g/dm3) | Açúcar Total: 2.5 (g/dm3) | pH: 3.49