O meu nome é Daniel Roldão e sou o fundador da Sabores Santa Clara.
A nossa história começou em 2001, quando planeava uma exploração de galinhas poedeiras em Modo de Produção Biológico.
Com formação em Engenharia Zootécnica, fascinado pelo campo e pelos animais, idealizava um local idílico destinado à produção de ovos, onde, por debaixo de um pomar de maçãs, um bando de galinhas felizes e contentes se passeassem, convivessem e naturalmente, me deixassem os melhores e mais saborosos ovos.
A meio das “contas” dei conta de que as galinhas, quer no início, quer no final da postura, punham ovos muito pequenos e que não cumpririam as (incompreensíveis) normas de calibre! Consequentemente não seriam vendidos!
A adversidade aguçou o engenho e inspirado no lugar onde vivia, a cidade dos 7 conventos célebre pela sua doçaria - em particular os rebuçados de ovo sobre os quais eu nada sabia, lancei-me à grande aventura de idealizar, projetar e pôr em marcha a 1ª fábrica do Rebuçado de Ovo de Portalegre, nascida a 9 de Dezembro de 2005.
A partir daí, as ideias e os novos produtos não pararam de crescer.
Na Sabores Santa Clara nunca desistimos de fazer o melhor.
2007
O segredo dos nossos frutos secos caramelizados começa na origem: Vale do Douro, famosa pela sua Denominação de Origem Protegida (DOP) e Alentejo. Após uma torra no forno, cada fruto seco é caramelizado individualmente com paciência e dedicação. Em vez do açúcar comum, usamos açúcar de malte, um substituto natural que é menos doce e menos calórico e o resultado, levado à letra, é brilhante! As amêndoas caramelizadas possuem 1 estrela Great Taste.
2009
E como dizia Eça de Queiroz, "e vai de refresco"!
Em resposta a um convite apaixonante dos empresários Catarina Portas e de João Regal, que pretendiam devolver à cidade de Lisboa os antigos quiosques históricos, aceitei o convite para recuperar as receitas e produzir os emblemáticos (e autênticos) Xaropes de Groselha e de Capilé. E como não há duas sem três, vieram ao mundo novos sabores, como o delicioso xarope de tangerina ou o xarope de chá verde, feito a partir de um lote especial de chá da Fábrica da Gorreana, a primeira plantação de chá na Europa (1883).
2010
Simplesmente Bolachas... para lá de boas!
E porque o espaço da fábrica parecia encolher diariamente, quis o destino que nos instalássemos na antiga panificação da cidade de Portalegre. Na primeira visita, recordo um piscar de olho vindo de um velho forno, de onde, mais tarde, acabariam por sair umas deliciosas bolachas artesanais, de Portalegre para o Museu do Prado, em Madrid. Este foi o princípio das Simplesmente Bolachas, atualmente disponíveis em 4 sabores. As Simplesmente Bolachas Porto possuem 1 estrela Great Taste.
2013
Dizem.... que quem bebe desta ginja...dura pelo menos até aos 100
Lembro-me de ouvir a minha avó perguntar ao avô...”Oh Benjamim, já tomaste a botica?”, ouvindo-o dizer que sim quando sabia, pela sua expressão, que a resposta era não. Durante anos, não soube o que era, até me dedicar ao mundo das aguardentes e dos alambiques, descobrindo que a origem destas poções boticárias serviam para promover bem-estar e saúde aos doentes. Modéstia à parte, mesmo toda à parte, a dedicação valeu a atribuição de 3 estrelas Great Taste para a Ginginha de Marvão.
2019
Nascem as Simplesmente Bolachas - Levemente Salgadas e os nossos patês. Gostaríamos de lhes ter chamado "manteiga de azeite" mas a legislação, e quanto a nós bem, não o permite, reservando a expressão para produtos obtidos a partir de leite, cacau ou amendoim. Batizámo-los por isso de "patês", azeites na forma sólida, temperados a tomate, orégãos, alho ou tinta de choco. Usam-se como manteiga, mas com os benefícios do azeite. O paté de azeite e tomate foi premiado com 1 estrela Great Taste.
2021
São dois clássicos, o doce de tomate e o doce de abóbora. Uma produção artesanal, em pequenos lotes, utilizando tomate e abóbora cultivados ao sol alentejano, permitiram obter dois doces aprimorados e muito apurados onde se salienta um sabor intenso e uma textura perfeita.
2024
“Since 2005”
Passo a passo foi-se “construindo” uma casa de produtos especiais e únicos, onde o acaso e a oportunidade também são ingredientes. Imaginem visitar uma adega em Cheires, Trás-os-Montes, onde descobrimos um sedimento natural acumulado dentro das pipas durante dezenas de anos de envelhecimento do vinho do Porto, e fazermos uma bolacha também ela premiada pelo Great Taste. Imaginem fazer um passeio a casa de um amigo, em Rabacinas, Castelo Branco e encontrar áreas extensas de limoeiros e limões no chão e, daí, decidirmos criar uma limonada. A par disso juntámo-nos aos melhores parceiros, o que nos permitiu alargar a nossa oferta e termos disponiveis vinhos excepcionais, os melhores queijos e o azeite do Alto Alentejo.
Orgulhosamente, desde 2005
Ed. Especial de Natal
Rebuçado de Ovo
Bolos, Bolachas & Tostas
Frutos Secos Caramelizados
Compotas
Tisanas
Licores
Xaropes
Patês de Azeite
Queijos
Vinhos
Azeite
Gin